Inúmeras mudanças ocorreram no Marketing ao longo dos últimos 25 anos. Phillip Kotler definiu Marketing como “um conjunto de atividades humanas que têm por objetivo facilitar e consumar relações de troca, satisfazendo as necessidades e desejos dos indivíduos”.
E este conceito ainda é válido até hoje. Mas
que mudanças foram essas que ocorreram no Marketing?
Uma delas é a visão especial de que as
empresas devem prospectar, conquistar, desenvolver o relacionamento e fidelizar
o cliente. Uma nova disciplina do Marketing surgiu: o Marketing Direto.
Segundo
a ABEMD - Associação Brasileira de Marketing Direto, Marketing Direto “é
a disciplina de marketing cuja comunicação se utiliza de uma ou mais formas de
comunicação para obter uma resposta ou transação mensurável junto a públicos
específicos ou gerar uma ação de relacionamento que produza encantamento junto
ao público-alvo. A natureza desses serviços faz com que, na maior parte de suas
atividades, haja tendência de utilização de segmentos de listas ou veiculação
de anúncios com estímulo à resposta (call to action, cupons, etc.) e com o
máximo de retorno dos investimentos (ROI) para o cliente, evitando a dispersão
de esforços.“ (Definição no Glossário do Site da ABEMD – Associação
Brasileira de Marketing Direto).
Nesta definição, destacamos:
ü Forma de comunicação
para obter uma resposta ou transação mensurável junto a públicos específicos.
Exemplificando um determinado
público: Um aluno que cursou a graduação numa Universidade é um possível aluno
dos Cursos de Pós-Graduação e a Universidade pode criar uma campanha para
atingir este público, que é propenso a fazer Pós-Graduação.
Obter resposta
mensurável significa que um gestor, através de ferramentas de controle, pode
saber quantos contatos foram feitos, quantos deram ocupado, quantos não
estavam, para quantas pessoas foi feita a apresentação, que tipos de objeções
foram feitas, quantas vendas foram realizadas e o valor delas.
ü Públicos específicos
transformam-se em segmentos de listas de possíveis compradores com o mesmo
perfil. Um exemplo: Clientes de Cartão de Crédito de um Banco podem transformar-se
numa lista de possíveis clientes para a Conta Corrente. Como a instituição
financeira já tem todos os dados do cliente – CPF, Identidade etc., pode
previamente levantar a situação junto aos Órgãos de Proteção ao Crédito e criar
uma lista de clientes pré-aprovados. Esta é uma proposta de cross selling
(venda cruzada – venda de mais um produto da cesta do Banco), em que a pessoa
já é cliente e receberá com menos restrições uma proposta de abertura de conta,
pois já é cliente e conhece a marca da Empresa.
ü Utilização de
veiculação de anúncios com estímulo à resposta. A Mídia de massa é utilizada
para prospectar clientes interessados no produto ou serviço anunciado.
Certamente você já deve
ter assistido a um Programa de TV dominical em que se faz a divulgação de
empresas de crédito, de produtos financeiros e do telefone para ”ligar agora”.
Neste exato momento, há, do outro lado, um Call Center e um agente esperando
receber a sua ligação e transformar o contato em fechamento do negócio. A TV é
então a mídia de massa que permite identificar pessoas que necessitam de
crédito, de empréstimos etc. e que podem fazer negócio com a financeira que
patrocina aquele programa. A TV atua como canal de prospecção através de um
telemarketing receptivo.
ü Obtenção do máximo de
retorno dos investimentos. O custo da venda feita por meio do telemarketing é
consideravelmente menor que o de uma venda presencial. E o retorno é muito
maior, porque um agente consegue falar com muito mais pessoas, sendo que um
vendedor presencial tem que enfrentar sol, chuva, trânsito e longas horas de
espera para ser atendido.
Por
isso o Telemarketing está sendo considerado hoje como um dos mais importantes
canais de comunicação e de venda das empresas com seus clientes. O mercado e o
marketing transformaram o telefone numa incrível ferramenta de
relacionamento.
Para
uma atuação rentável, as empresas desenvolvem seus “Mailing Lists” – definidos
pela ABEMD como “listagem com nomes,
endereços, e-mails e outros dados adicionais que podem ser selecionados sob
vários aspectos de acordo com a capacidade e/ou segmentação do banco de dados.” – e passam
a criar produtos ou serviços próprios para um grupo de pessoas com o mesmo
perfil, isto é, com as mesmas características (demográficas ou psicográficas),
procurando atender suas necessidades e expectativas.
Numa empresa de
turismo, por exemplo, pessoas que têm o hábito de viajar pelo país em grupos de
excursão podem vir a formar uma lista de possíveis viajantes para outras
regiões ou para o exterior.
Para
desenvolver este processo em que a venda é feita "um a um" é
preciso alcançar o comprador em potencial, realizar a venda, desenvolver a
relação e fidelizá-lo. Este é o papel do Telemarketing
- ativo ou receptivo.
O telemarketing não é uma atividade isolada, pois causa impacto a todas as
áreas da empresa e também recebe impactos dessas áreas. Ele se relaciona com os
diversos setores - Recursos Humanos, Compras, Produção, Estoque, Informática,
Finanças, Área Técnica, Distribuição etc. - pois o seu funcionamento harmonioso
depende delas. Todos devem estar integrados,
cooperando e dando respaldo às soluções desejadas pelo cliente.
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