Desenvolver habilidades para aprender como entender melhor o
que os outros dizem exige prática constante e disciplina.
Lembre-se de como
ficamos aliviados quando encontramos pessoas que entende o que estamos dizendo.
Uma vez que passa a ouvir perfeitamente as pessoas mostrarão interesse em ouvir
você e tentarão entender seu ponto de vista. Isto significa uma comunicação
eficaz!
Entendendo melhor o que os outros dizem tornará suas
negociações mais eficazes.
Não de distraia: Tenha
atenção mesmo com distrações externas, tais como o telefone tocando,
movimentação de pessoas ou outros barulhos de fora da conversa. Concentrem-se
nas palavras, ideias, opiniões e intenções subscritas do seu comprador.
Não confie na
memória: Faça anotações de pontos que achar relevantes. Entretanto, anote
somente tópicos ou ideias importantes, pois pode prejudicar a capacidade de
ouvir quando está escrevendo. Tudo que você precisa anotar é alguma coisa que
lhe faça recordar do conteúdo completo da mensagem.
Certifique-se: Verifique
se está entendendo o que está ouvindo. Além disso, cheque se a outra pessoa
quer comentar ou responder aquilo que você disse anteriormente.
Relaxe: Quando
seu prospect estiver falando com você, deixe-o à vontade, criando um ambiente
tranquilo e acolhedor. Não dê impressão de que você quer interromper a conversa
para falar.
Ouça com atenção: Olhe
nos olhos, com braços e pernas descruzados, e aproxime-se ligeiramente.
Movimente a cabeça afirmativamente e use expressões faciais adequadas, mas não
exagere.
Tenha um ambiente
positivo de negociação: Tente
assegurar uma boa atmosfera de negociação, isolada das fontes de distração. Não
invada o “espaço pessoal” da outra pessoa. Se esforce para garantir que o
ambiente seja apropriado para uma compreensão eficaz.
Faça perguntas: Faça perguntas abertas para permitir que
as outras pessoas expressem suas opiniões e pensamentos. O uso correto das
perguntas mostra aos outros que você está interessado e que você está prestando
atenção no que está sendo dito, e permite que você contribua para a conversa.
Esteja motivado a ouvir: Sem uma atitude adequada, todas as
sugestões anteriores não servem para nada. Tente colocar na sua mente que não
existem interlocutores desinteressados. O que existe são ouvintes
desinteressados.
Até
Breve
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