A capacidade de persuasão de um vendedor está diretamente refletida em seus resultados. Neste artigo listamos algumas dicas fundamentais para quem deseja aumentar seu poder de persuasão.
Persuasão é uma estratégia de comunicação que
consiste em utilizar recursos lógico-racionais ou simbólicos para
induzir alguém a aceitar uma idéia, uma atitude, ou realizar uma ação.
É o emprego de argumentos, legítimos ou não, com o propósito de conseguir que
outro(s) indivíduo(s) adote(m) certa(s) linha(s) de
conduta, teoria(s) ou crença(s). (wikipedia)
Confira algumas dicas para aumentar seu poder de persuasão e potencializar suas vendas:
Imagem
pessoal: A imagem que criamos é dividida em três partes: visual, vocal e
verbal. “A primeira impressão é a que fica”, podemos utilizar este ditado
popular como uma verdade em relação a sua apresentação visual, a forma como se
veste será instantaneamente traduzido e formará opiniões sobre você. O
entusiasmo na voz transmite a energia desejada para que o seu cliente absorva sua
apresentação e não menos importante a capacidade de expressar, de encontrar as
palavras que tornarão sua mensagem mais compreensiva e tornar seus argumentos
mais interessantes são imprescindíveis.
Conhecimento:
Pessoas que sabem persuadir conhecem muito bem o seu assunto. Já imaginou
vendedores que não conseguem tirar as dúvidas do cliente, que não sabem a fundo
o que estão vendendo? Conhecer profundamente o que está sendo apresentado e o
mercado que atua mostrando que domina o tema sobre qual está falando é prática
de procura contínua por conhecimento que tornará sua persuasão mais eficaz.
Confiança: Pessoas
de sucesso têm confiança interna capaz de buscar resultados e assertividade em
suas atividades, costumam ser inspiradoras e se tornarem referencia. O cliente
irá estabelecer melhor contato com o vendedor que lhe inspira que os que se
intimidam diante de uma negociação.
Credibilidade:
Não faça promessas que não poderão ser cumpridas. Aumente seu poder de
persuasão ao comprimir metas, prazos e nunca chegar atrasado a um compromisso.
Sua credibilidade será avaliada pela capacidade de entregar, no mínimo, o que
prometeu.
Comunicação: É
fundamental ser bem articulado. A gramática correta facilita a interpretação.
Gírias devem ser evitadas, pois minam as forças dos seus argumentos.
Persistência:
Vendedores nunca desistem! Qualquer bom vendedor sabe que as melhores vendas
são as mais difíceis de fechar. Enquanto os outros desistem e ficaram pelo
caminho, vendedores de excelência e persuasão procuram caminhos que levaram ao
sim, sabem esperar o momento certo para conclusão de sua venda.
Benefícios:
Coloque-se no lugar da pessoa que você está tentando persuadir. Planeje e
escolha com critério os benefícios que serão mencionados, saiba quais são os
mais valorizados pelo cliente.
Motivação: Os
grandes influenciadores criam incentivos próprios, metas e prêmios para
recompensar o sucesso atingido. Não espere que lhe seja oferecido, planeje uma
compra de algo que queira muito, uma viagem em fim algo que lhe sirva como
premiação pelo feito. Determine metas que lhe tornem referencias inspiradoras
para equipe que participa.
Visibilidade:
É preciso sair do escritório e ser conhecido pelo maior número de pessoas
possíveis, especialmente aquelas relacionadas ao ramo de atividade. Visite
cliente, relacione com fornecedores e concorrentes e faça o seu marketing
pessoal também dentro da empresa. Estamos nos condicionando ao relacionamento
virtual das redes sociais (que não devem ser desprezadas) e por isso os
vendedores que mantém contato pessoal com seus clientes estão se tornando
diferenciais. Se possível escreva artigos, de entrevistas em diversas mídias
sobre o assunto que deseja influenciar, isso lhe abrirá portas.
Silêncio:
Descubra o poder do silêncio. Quando conseguir aquilo que desejava mude de
assunto ou termine a conversa. Ter a paciência e humildade para permanecer
calado é arma essencial no arsenal do bom influenciador.
Até Breve
Nenhum comentário:
Postar um comentário