segunda-feira, 30 de julho de 2012

O mercado das eleições


R$ 13 Bilhões é o orçamento das campanhas eleitorais municipais.


Produtoras de vídeo e áudio, agências de publicidade, de marketing eleitoral e de divulgação, empresas de eventos, gráficas e prestadoras de serviços de internet já se preparam para abocanhar uma parte dos R$ 6 bilhões que os partidos e candidatos devem gastar neste ano durante a campanha eleitoral municipal no País. No total, o pleito deve movimentar cerca de R$ 13 bilhões, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


“O Brasil tem mais de cinco mil municípios. Serão eleitos 5.565 prefeitos e 57.748 vereadores, o que equivale a quase meio milhão de candidatos. São números fantásticos”, diz o presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), Fabio Arruda Mortara. 


Jornalistas e “marqueteiros” podem faturar neste trimestre o equivalente a um ano de faturamento normal. Os pacotes de produção vão de R$ 5.000, até R$ 150.000.

Com esta eleição são municipais os maiores impactos estão nas cidades de baixa renda onde a renda extra gerada por trabalho temporário com distribuição de panfletos e contratações por parte dos produtores gráficos fazem toda diferença no orçamento familiar.

Porém, para entrar nesta correnteza de dinheiro é necessário planejamento prévio e boas parcerias, pois como os candidatos e os administradores de suas campanhas não terão tempo para dividir sua atenção concentram-se em profissionais que ofereçam o maior conjunto de soluções possíveis.

Para produtores gráficos que ficam com 30% do orçamento de uma campanha é o Natal bienal, chegam a dobrar sua mão de obra e trabalham em ritmos acelerados.

Caso seja tarde de mais para aproveitar as eleições de 2012 prepare-se para 2014 quando o orçamento pode chegar até o dobro com eleições estaduais e federais. Faça contatos, parcerias e alianças para captar um pouco deste vasto recurso.

Até breve

Nenhum comentário:

Postar um comentário