R$ 13 Bilhões é o orçamento das campanhas eleitorais municipais.
Produtoras de vídeo e áudio,
agências de publicidade, de marketing eleitoral e de divulgação, empresas de
eventos, gráficas e prestadoras de serviços de internet já se preparam para
abocanhar uma parte dos R$ 6 bilhões que os partidos e candidatos devem gastar
neste ano durante a campanha eleitoral municipal no País. No total, o pleito
deve movimentar cerca de R$ 13 bilhões, segundo dados do Tribunal Superior
Eleitoral (TSE).
“O Brasil tem mais
de cinco mil municípios. Serão eleitos 5.565 prefeitos e 57.748 vereadores, o
que equivale a quase meio milhão de candidatos. São números fantásticos”, diz o
presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), Fabio
Arruda Mortara.
Jornalistas e “marqueteiros” podem faturar neste trimestre o
equivalente a um ano de faturamento normal. Os pacotes de produção vão de R$
5.000, até R$ 150.000.
Com esta eleição são municipais os maiores impactos estão nas
cidades de baixa renda onde a renda extra gerada por trabalho temporário com
distribuição de panfletos e contratações por parte dos produtores gráficos
fazem toda diferença no orçamento familiar.
Porém, para entrar nesta correnteza de dinheiro é necessário planejamento
prévio e boas parcerias, pois como os candidatos e os administradores de suas
campanhas não terão tempo para dividir sua atenção concentram-se em profissionais
que ofereçam o maior conjunto de soluções possíveis.
Para produtores gráficos que ficam com 30% do orçamento de
uma campanha é o Natal bienal, chegam a dobrar sua mão de obra e trabalham em
ritmos acelerados.
Caso seja tarde de mais para aproveitar as eleições de 2012
prepare-se para 2014 quando o orçamento pode chegar até o dobro com eleições
estaduais e federais. Faça contatos, parcerias e alianças para captar um pouco
deste vasto recurso.
Até breve
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