Expansão é fundamental, mas antes é necessário um planejamento capaz de avaliar se há recursos disponíveis para isso.
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A intenção não é entrar em
detalhes da proibição que já está tão bem explicada em vários telejornais,
sites e blogs afins, mas sim de tirar um aprendizado e fazer uma analogia aos
modelos de gestão que hoje são aplicados em diversas empresas.
O crescimento de toda empresa é o
que garante sua prosperidade, isso é indiscutível, mas como é feito? O exemplo
da telefonia é apenas o mais recente, mas pense, consegue se lembrar de
empresas de grande porte, famosas e que tiveram uma grande expansão em pouco
tempo e inesperadamente “quebraram”? Bancos, comércios, indústrias seja qual
for o negócio tem que se considerar o todo, não apenas para si mesmo.
Toda expansão deve fazer parte de
um Business Plan muito detalhado e
que seja capaz de envolver não apenas a empresa, mas todos que ela necessita
como fornecedores de produtos e serviço, distribuição em fim todos que influenciam
no resultado ou na operação da empresa. Se a empresa depende de um fornecedor
que já tem dificuldade em atender sua demanda, quanto mais sua empresa cresce,
maior será a dificuldade deste fornecedor. No caso da telefonia em questão,
desejavam expandir sua rede, mas não havia disponibilidade de recursos
ferramentais (as tais antenas) capaz de atender o tamanho desta demanda e com
isso sacrificaram suas marcas dando atendimento precário a um número cada vez
maior de usuários, ou seja, quanto mais elas “cresciam” maior se tornava sua
incapacidade de atendimento e maior era o número de pessoas insatisfeitas.
Em defesa as empresas de
telefonia alegam dificuldades em implantação de novas antenas que garantiriam
seu atendimento, dificuldades estas geradas pelas prefeituras com suas leis
municipais (o que realmente tem que ser discutido, se o governo deseja
aplicação do 4G as operadoras vão precisar de pelo menos 3 vezes mais antenas
que as instaladas hoje). Não tiro o mérito desta informação, mas quando a
empresa estava fazendo suas vendas e promoções, captando cada vez mais usuários
não já sabiam desta dificuldade? Será que garantir a satisfação de um número
menor de usuários não seria mais valor para empresa que um número maior de
insatisfeitos?
Resumidamente, o que podemos aprender
é a importância de planejamento para expansão dos negócios, observando se os
recursos necessários para garantir a satisfação dos seus clientes estarão
disponíveis.
Até breve
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