terça-feira, 18 de setembro de 2012

ESCRITÓRIOS COWORKING - MAIS QUE TENDÊNCIA


Coworking é mais que uma tendência, já é uma realidade que cresce em larga escala no Brasil e no Mundo atendendo a diversas classes com diversas capacidades de capital, é a geração pós home-office.
Coworking é um ambiente de trabalho que fornece toda estrutura de um escritório, onde é possível além de trabalhar interagir e trocar informações com profissionais da mesma ou de outras áreas.
Tornou-se uma tendência muito forte após o grande crescimento de profissionais autônomos, prestadores de serviço e principalmente por profissionais das áreas de tecnologia que surgiram em home-office, onde o profissional trabalha em casa, porém com pouco tempo foi possível perceber que não dá para competir com o cachorro do vizinho, o aspirador de pó da doméstica e a falta de ambiente formal para receber clientes, parceiros ou fornecedores.

História
O termo coworking foi criado por BernieDeKoven em 1999 e em 2005 usado por Brad Neuberg para descrever um espaço físico, primeiramente chamado de “9 to 5 group".
Neuberg criou o “Hat Factory”, um espaço de coworking baseado em São Francisco, um apartamento onde trabalhavam 3 profissionais de tecnologia e que abria suas portas durante o dia para “avulsos” que precisavam de um lugar para trabalhar e queriam compartilhar experiência. http://pt.wikipedia.org/wiki/Coworking
Estrutura
De forma básica é oferecido por estes ambientes uma estrutura básica de trabalho, como mesas, cadeiras, telefones, salas de reunião, internet e outros. Existem ambientes de alto luxo com salas privativas, área externa e aparência bem moderna.
A escolha dependerá muito da atividade a ser exercida e claro da capacidade de investimento pois em uma consulta prévia foi possível identificar salas de R$ 20,00 ao dia avulso à R$ 2.000,00 por mês.
Benefícios
Há diversos benefícios em contratar uma coworking vou apontar os mais básicos:
            Formalização do ambiente de trabalho;
            Estrutura adequada para exercício do trabalho;
            Ficar focado em sua atividade, sem se preocupar se a tinta da impressora está acabando ou se o ar condicionado precisa de manutenção;
            Interação com outros profissionais;
Cuidados
Antes de escolher um coworking, além dos preços e serviços oferecido é interessante saber quais atividades são exercidas no local para evitar conflitos. Estude a localização, tempo de deslocamento.
Escritórios virtuais
Muitos destes ambientes também são possíveis à contratação de escritórios virtuais, onde será seu endereço formal de trabalho para aqueles que os veem de fora, para recebimento de ligações e correspondência, sem que seja necessário que você trabalhe neste local todos os dias.
No Brasil
Não é difícil localizar coworking’s nas principais capitais do Brasil, o difícil está em encontrar estatísticas confiáveis, pois não há estudos aprofundados sobre esta atividade. Estimasse mais de 400 empresas oferecendo estes serviços no Brasil, mas o número pode ser ainda maior dada a informalidade e a falta de legislação própria.
De forma geral, a utilização de coworking facilita a vida de diversos profissionais pelo país a fora e ainda tem sido apontado como um excelente investimento para empreendedores.
Até Breve

2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu artigo! ótimas conclusões. Estamos preparando o lançamento de um novo espaço de Coworking em Porto Alegre se chamará Fábrica de Ideias. Em breve será lançado! nos siga @fabricaideiascw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, assim entre em contato para postarmos tanto neste blog como em toda rede social da Emge.
      Abrs

      Excluir