quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A CLASSE C ESTÁ PRONTA PARA IR AS COMPRAS


A Classe C está pronta para ir para o mercado, mas será que o mercado está pronto para atendê-la. O mercado ainda não tem dado muita oportunidade para este grupo de consumidores que alavancados por crédito fácil e cada vez mais baratos vão as compras, especialistas buscam estratégias para atende-los.

O poder econômico da classe C já é tema de várias reportagens no Brasil e no mundo, impulsionadas por crescimentos salariais e principalmente pela oferta de crédito a juros cada vez mais acessíveis, esta numerosa parcela da sociedade vai as compras não apenas para bens essenciais, a busca agora é de bem estar e tecnologia.

Basta ver como as lojas de produtos tidos como populares ficam em dias sazonais comemorativos como natais, dia das mães, pascoa e etc.

Porém a impressão que os empresários de grande porte passam é que desejam distância destes consumidores, exemplo na tecnologia que tecnicamente estão com custos de produção cada vez menores, incentivos e estratégias de importações que possibilitam melhores condições mercadológicas, mas os preços não param de subir forçando o dinheiro da sociedade a valer cada vez menos.

A especulação imobiliária nem se fala, o programa Minha Casa Minha Vida que tinha intenção de dar acesso a sociedade a moradias melhores impulsionou os preços para o alto, exemplo vejo na minha rua, a 5 anos o apartamento de 40m² custava 55mil hoje não é vendido por menos que 150mil, 300% de aumento!

O BCG(Boston Consulting Group) vem observando as várias tentativas de estruturação de uma oferta mais adequada para atender estes interessantes consumidores de classe C, tanto por fabricantes quanto pelos varejistas. O Brasil foi eleito para este estudo de caso devido à dinâmica competitiva do mercado, com empresas locais e multinacionais atuando tanto na fabricação quando no varejo de bens de consumo. O foco prioritário deste estudo foi descobrir quais as condições para se desenhar uma oferta competitiva para os consumidores de classe C e como aproveitar este segmento para novas oportunidades de crescimento no mercado de consumo no Brasil.

Há um pote de ouro à espera das empresas que aprenderem a construir modelos de negócios voltados para a base da pirâmide de renda. Quem diz isso é o consultor C.K. Prahalad, indiano radicado nos Estados Unidos, uma referência quando o assunto é estratégias para mercados emergentes.

Abra os olhos da sua empresa para este mercado, certamente se surpreenderá.

Até Breve

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