É o momento do vendedor moderno, não basta mais aguardar o
cliente entrar na loja.
Em tempos que voltamos a falar em especialização, de
profissionais especialistas em suas funções ainda vemos como algo comum
vendedores passivos no varejo. Aquele vendedor que fica no balcão da loja
aguardando que o cliente entre e faça a compra se possível sem dar nenhum
trabalho durante o atendimento, pague e vá embora sem mesmo saber o nome dele
está ficando ultrapassado. A concorrência está cada vez mais desenvolvida e
torcer para que o cliente escolha a loja para fazer suas compras não é mais
eficaz.
Vivemos em um momento de relacionamentos digitais, não podemos
mais justificar a falta de tempo para não mantermos contatos com as pessoas.
Durante o período que trabalhei como líder de equipe de
vendas tive oportunidade de compara este vendedor ultrapassado com o vendedor
moderno, que prospecta, atende de forma diferenciada, faz pós vendas e se
relaciona com o cliente no intuito de realimentar este fluxo, não por acaso
estes eram os lideres de vendas.
Listei aqui algumas atividades em comum entre os lideres de
venda.
Prospecção: O
vendedor moderno não espera mais o cliente entrar na loja, pois sabe que ao
entrar poderá escolher qualquer vendedor ou até mesmo fazer um autoatendimento
não comissionando ninguém, sabe também que há muita concorrência forte, que o
cliente pode até mesmo não optar por sua loja, então ele busca em sua rede de
relacionamento pessoas que sejam possíveis clientes, divulga em sua rede social
e em seus ciclos como igrejas, escolas e etc o que vende, promoções e sua
habilidade de atendimento. Existe segmentos de mercado que o vendedor pode
fazer a prospecção ativa por exemplo: O vendedor de instrumentos musicais pode
visitar escolas de musica, o vendedor de moveis divulgar uma promoção no prédio
onde mora e por aí vai.
Dica para vendedor
moderno: Busque participar de grupos e redes sociais de assuntos
relacionados aos produtos que você vende, divulgue para seus amigos o que você
o quanto teria o prazer em atendê-los, identifique no mercado ambiente que
possam agrupar possíveis clientes. Seja ativo no mercado.
Dica para gestores: Incentive
seus vendedores a interagirem com o mercado, crie ambiente que proporcione infraestrutura
para que seus vendedores possam fazer visitas comerciais. Identifique
oportunidades de mercado e participe nas visitas.
Atendimento: O
vendedor moderno não espera que a empresa lhe dê todo conhecimento necessário,
ele busca aprender a fundo seu produto e suas aplicações na intenção de se
tornar o maior especialista do produto. O vendedor moderno também sabe a
importância de ter conhecimento de técnicas de negociações e desenvolve
habilidades de relacionamento. Este profissional auxilia ativamente na
organização da loja, pois sabe que um ambiente organizado e limpo de trabalho
será bem percebido pelo cliente. Quantas vezes nos deparamos com vendedores que
não sabem explicar as funcionalidades de um produto ou pior que ficam perdidos
em frente ao sistema de vendas da loja.
Dica para vendedor moderno:
A busca do conhecimento nunca deve parar. Conhecimento é um bem que não
deve esperar que lhe seja dado, afinal é a única coisa que poderá carregar com
você por toda a sua vida, poderá aplicar em qualquer trabalho e ainda ser um
diferencial na hora de buscar novos desafios. Acumular habilidades que lhe
garantam melhor atendimento refletirá diretamente em seus resultados.
Dica para gestores: Incentive
a busca por conhecimento de seus vendedores, traga informações que auxiliam no
bom atendimento (na internet está cheio, basta saber escolher). Exija dos
fornecedores treinamentos constantes, eles estão aí para isso.
Pós-vendas: Imagine
você comprar um armário de cozinha na loja e quando receber descobre que um pé
está faltando e antes mesmo de fazer a reclamação o vendedor que atendeu te
liga para saber como foi o recebimento e você pode solicitar diretamente para
ele. Você nesta situação certamente ficaria satisfeito por não ter que ir a
loja fazer a reclamação e ter seu problema resolvido prontamente pelo vendedor
que lhe fez a venda e não pelo sac por uma pessoa que você não faz ideia de
quem seja. Quantas vezes o vendedor de uma loja te ligou para saber se você
ficou satisfeito com a compra? Se o produto ou serviço foram prestados como
combinado? O vendedor moderno acompanha seu cliente em todas as etapas da venda
e garante a satisfação do mesmo vendendo não apenas produtos, mas soluções.
O vendedor moderno tem uma lista de seus clientes com informações
que auxiliam a lembra-lo da compra feita e possíveis argumentos para ligações.
Exemplo de um vendedor que utilizei para este estudo ele trabalha com
instrumentos musicais e tem sempre uma agenda na mão, quando um cliente vai a
loja e não tem um determinado produto ele anota nesta agenda e de tempos em
tempos ele volta nela para ver se o determinado produto já chegou. Várias vezes
percebi que dias ruins de movimento ele continuava com uma média de venda
elevada, pois aproveitava estes momentos para fazer seu pós-vendas e
identificava oportunidades de novas vendas mesmo antes do cliente voltar na
loja.
Dica para vendedor
moderno: Tenha sempre uma agenda na mão, anote informações sobre seus
clientes, acompanhe a entrega e retorne sempre que prometido. Trabalhe vendas
futuras, quando o cliente lhe deixa entender que futuramente fará outra compra
ou que teve interesse em um determinado produto, mas não estava pronto para
esta aquisição.
Dica para gestores: Incentive
o uso de agendas seja de papel ou dentro do sistema da loja, quando o movimento
estiver fraco utilize este tempo extra para que seus vendedores façam contato
com os clientes.
Relacionamento: Imagine
você comprar um instrumento musical para seu filho e ele passar a receber dicas
de estudos, letras e cifras do vendedor fazendo com que ele fique ainda mais
empolgado em aprender sobre o instrumento. O vendedor moderno busca interagir
com seus clientes mantendo relacionamento, enviando convites para grupos de
discursões e pessoas com o mesmo interesse, sabe o aniversário do cliente e
pelo menos manda um e-mail em datas comemorativas.
Relacionamento pode ter o ponto de vista como uma fonte de
informações para uma nova prospecção. A partir do momento que se relaciona com
seu cliente é possível identificar suas necessidades e ainda obter indicações
que podem lhe garantir vendas independentemente do movimento da loja.
Dica para vendedor
moderno: Tenha seus clientes em suas redes sociais, interaja com seus
interesses e esteja sempre a dispor para sanar dúvidas e auxilia-los em
assuntos relacionados aos seus produtos e serviços.
Dica para gestores: Mostre
o caminho das pedras, incentive e prepare sua equipe para manter relacionamento
com os clientes buscando informações, eventos e situações que possam favorecer
este relacionamento. Criar situações na loja, como mini eventos para que seus
vendedores possam convidar os clientes com quem se relacionam para participar
de um working shop ou uma promoção
apenas para estes clientes irão beneficiar esta atividade e o cliente identificará
benefícios em manter relacionamento com a loja.
De forma geral estas dicas podem ser aplicadas em qualquer
relacionamento de consumo em qualquer segmento, basta estudar as formas de
aplicação que melhor se adequam as características de seu negócio.
Até breve
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