Vivemos em tempos cada vez mais competitivos e de tecnologia que
auxiliam na potencialização das vendas se utilizadas da forma correta. Aumentar
a produtividade tanto por parte do vendedor quanto por parte do comprador é uma
necessidade.
Se ainda assim, não conseguir tempo para fazer seus agendamentos conheça
nossa ferramenta http://www.emgeonline.com.br/prospecção-coworking.php
Não há um consenso sobre esta pergunta, mas independentemente de qualquer
coisa o mais importante a se pensar é como tornar o nosso dia mais produtivo.
Vender é o efeito diretamente relacionado a quantidade de contatos
que você faz diariamente. Quanto mais pessoas você contatar maior suas
possibilidades de venda. Então, a pergunta é: como nos tornarmos mais
produtivos? Como conseguirmos contatos e entrevistas possíveis? É melhor
agendar uma visita ou simplesmente fazê-la?
Segue algumas dicas para otimizar o seu tempo e falar com o maior
números de pessoas:
Valorize o seu tempo
e do cliente – Cada vez mais está em desuso fazer visitas sem aviso prévio, chegar de
surpresa sem ter horário marcado. Isso pode ser interessante para quem só vende
de porta em porta. Do contrário o cliente não está mais disposto a surpresa,
pois seu trabalho exigi cada vez mais planejamento se espaço para visitas de
surpresa. Num passado recente, fazer visitas frias era aceitável – e até existe
uma frase que diz: “Ninguém pode te desligar se você estiver em pé à sua
frente”.
Hoje, com tanta tecnologia disponível não há motivo para não agendarmos
nossas visitas. Marcar um horário sua entrevista se torna mais valorizada e de
mostra mais profissionalismo.
Tenha o telefone como um aliado – Separe um tempo
para agendar suas entrevistas e planeje entrevistas de clientes que estão perto
uns dos outros.
Prepare-se para contatos telefônicos e presenciais – Seus clientes estão cada vez mais ocupados e cheios de tarefas. Se, ao
fazer o contato, você não tiver em mente como despertar o interesse em lhe
ouvir, suas chances são pequenas. Crie roteiros antes de entrar em contato.
Aproveite todas as oportunidades – Ao fazer uma
visita comercial e perceber que na região há clientes potenciais, aproveite a
oportunidade para conhece-los e entender quais suas demandas e necessidades.
Pode aproveitar para pegar contato com uma secretária ou atendente e até mesmo
já identificar quem será o tomador de decisão do seu produto ou serviço.
DICAS IMPORTANTE PARA PROSPECÇÃO POR TELEFONE
Venda a oportunidade de ser atendido, não o produto ou
serviço.
Estimule a curiosidade para o cliente atender você, não revele maiores
detalhes.
Identifique, antes da ligação, quem é o “decisor” e tente falar com ele,
evitando perda de tempo e futuras frustrações.
Caso o cliente não possa recebê-lo, pegue a sua agenda e marque uma
nova data.
Crie algo especial, um diferencial competitivo e valorize isso no primeiro
contato. O cliente gosta de sentir que é especial e que está ganhando
algo que será único para a sua empresa.
Não demonstre ansiedade em marcar a visita, pois o comprador sentirá
isso e, provavelmente, você perderá a oportunidade de conhecê-lo
pessoalmente.
Memorize o nome do cliente e fale sempre que possível, isso gera
empatia e você começa a ganhar credibilidade e atenção para marcar a
reunião.
Se o
consumidor falar que “te liga” quando der, peça um prazo e tente estipular uma
data.
·
OS
7 PASSOS DA VENDA POR TELEFONE
César
Frazão
(Artigo
publicado originalmente na revista Venda Mais – nº 122 – Junho 2004)
Provavelmente,
você já ouviu falar dos 07 passos da venda, mas muitos vendedores ainda duvidam
que essa técnica pode ser aplicada por telefone...
Com
absoluta certeza eu digo que pode ser aplicada!
Tive
a oportunidade de treinar mais de 1.300 vendedores internos, inclusive fora do
país, posso afirmar que é perfeitamente possível e muito mais fácil vender por
telefone usando os 07 passos da venda. Mas é importante ressaltar que o
processo de vendas não se trata de um processo lógico onde 2+2=4, é preciso ter
flexibilidade para pular, inverter ou até mesmo encurtar os 07 passos, o
objetivo maior é a produção no final do dia e a felicidade de voltar para casa
com “o dia ganho $$$”.
1º
PASSO – PREPARAÇÃO
A
preparação é dividida em duas partes: mental e física.
� Mental, como você acorda, o que você
pensa, o seu astral, a sua motivação, o seu entusiasmo e os seus objetivos;
� Física, seu material, sua mesa, sua
central, sua pasta, sua tabela de preços, seu roteiro, sua agenda... ;
2º
PASSO – ABORDAGEM
A
sua voz é seu cartão de visitas, procure causar uma boa impressão inicial, com
um discurso claro e objetivo. Nos primeiros 30seg, inconscientemente, é quando
o cliente decide se vai ou não comprar.
3º
PASSO – DESCOBRIMENTO
É
uma missão, quase impossível, vender sem descobrir a necessidade dos clientes,
e por telefone você não tem muito tempo, então, deve ser objetivo e fazer
perguntas certas e inteligentes, que sirvam para o próximo passo.
4º
PASSO - APRESENTAÇÃO
Existem
várias formas de se apresentar um produto, mas a melhor delas é apresentar o
que o cliente quer ouvir, por isso é tão importante o passo anterior. É nesse
momento que se deve fazer, o cliente imaginar, apresentando os benefícios do
produto ou serviço.
5º
PASSO – RECOMENDAÇÃO
Após
abordar, descobrir e apresentar o produto, chegou finalmente a hora de dar o
preço, é o momento que se faz a proposta para o cliente; ela deve ser segura,
firme e atender às necessidades do cliente não o bolso do vendedor.
6º
PASSO – OBJEÇÃO
99%
dos clientes fazem objeção à compra e apenas 1% deles compram sem contestar
nada, portanto é importante saber décor, as 10 principais objeções que seus
clientes fazem e suas respostas. Uma dica importante ao telefone é nunca tratar
a primeira objeção, provavelmente ela é uma mentira, é uma arma de defesa do
comprador para poder se livrar do vendedor, afinal ninguém gosta de gastar
dinheiro.
7º
PASSO – FECHAMENTO
Ao
contrário do que muitos especialistas dizem, não acho que o fechamento aconteça
sempre naturalmente, na maioria das vezes você precisa dar uma “forcinha”,
ajudando o cliente a decidir.
É
preciso tomar atitude e ser ousado, mantendo o foco durante a conversa por
telefone.
Existem
várias técnicas de fechamento que podem ser utilizadas e você deve procurar
conhecê-las e estudá-las, são armas de venda, uma delas, que funciona bastante
por telefone consiste em não perder o tempo da venda, no momento certo você
pergunta, o Sr. prefere receber o produto em sua empresa ou residência?
Até Breve
Gostei, muito boas as dicas
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