sexta-feira, 5 de outubro de 2012

EFEITO CAIXA D’AGUA


Para que a empresa tenha um número de clientes Ativos que sustentam o negócio e torne lucrativo deve trabalhar nos motivos das evasões ou ainda desenvolver estratégias que mantenham o relacionamento nos intervalos entre a compra e a nova necessidade.

A necessidade captação de novos clientes pelas empresas de qualquer segmento é mais que evidente na cabeça do empresário, o que não é tão claro e uma preocupação cada vez mais recente é a necessidade de retenção ou ganho pela recompra dos produtos ou serviços.

Os esforços gerados para prospecção de clientes devem estar alinhados com trabalhos que incentivam a recompra de acordo com a necessidade que cada produto ou serviço se propõem a atender para que não ocorra o efeito Caixa D’agua.

ANALOGIA

Imagine uma caixa d’agua onde por um lado a água está entrando constamente e do outro há uma vazão também constante....

Se a boca de saída estiver muito grande terá uma necessidade maior de água entrando para manter um nível aceitável.

Se a boca de saída for pequena o nível da água começará a subir e terá uma “reserva” melhor.
Porém;

Se a boca de entrada for muito pequena, terá ainda mais dificuldades para manter o nível da água.

Ou seja, para que a empresa tenha um número de clientes que possa considerar como ativo deverá cuidar sim para que entre uma quantidade interessante, mas também de forma muito importante, deverá cuidar desta evasão utilizando recursos que torne esta “boca de saída” cada vez menor.

Estava em uma reunião quando o orador fez esta comparação, de fato pesquisei e não encontrei a autoria porém é tão presente no nosso dia-a-dia que decidir dividir com vocês.

Até breve

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