quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Assessoria de imprensa é responsável por aproximar sua atividade aos veículos de comunicação gerando, dentre outros, mídia espontânea.

Assessoria de Imprensa gera informações de interesse público de seu assessorado, seja ele empresas, artistas, dentre várias atividades, junto aos veículos de comunicação.


Diferentemente da publicidade ou marketing, embora há uma grande sinergia entre estas áreas, assessoria de imprensa possui características próprias onde é possível destacar, o que talvez mais interesse as empresas que procuram um profissional desta área, é a geração de mídia “espontânea”, não se paga ao veiculo de comunicação para publicar uma matéria sobre a empresa. Por isso é muito importante que um profissional Assessor tenha bom relacionamento com os veículos de comunicação.

Objetivos

Por meio do assessor de imprensa haverá uma aproximação entre os meios de comunicação e a realidade dos assessorados, suas notícias e principais informações de interesse público.
Criar situações para a cobertura sobre as atividades do assessorado para manter uma boa opinião pública.
Consolidar, firmar ou contextualizar as atividades do assessorado junto aos seus interessados.

Na prática

Teorias e metodologias a parte, conhecimento que cabe ao profissional da área, para uma empresário ou profissional que deseja passar maior credibilidade e aproximar de seu público de interesse está é uma ferramenta de resultados exponenciais.
Afinal, você acredita que sua marca ou atividade ficará mais viva na mente do seu público com uma propaganda ou dentro de um contexto de interesse? Claro que cada ferramenta tem sua aplicação e expectativa, mas de certo, assessoria de imprensa pode dar novo patamar para seus negócios.

Empresa e imprensa têm interesses em comum.

Por parte da empresa, o relacionamento com os jornalistas tem como objetivo gerar matérias espontâneas sobre a organização e, ao mesmo tempo, torná-la referência em sua área de atuação. Para a imprensa, o relacionamento com a empresa tem  o objetivo de gerar conteúdo jornalístico de qualidade para os formadores de opinião.

Ferramentas mais usadas:

  • Elaboração de releases e sugestões de pauta referente ao negócio da empresa (ações, projetos, serviços etc);
  • Criação de relacionamento entre as principais fontes da empresa e a imprensa, por meio de várias ações estratégicas;
  • Gerenciamento de crises com a criação de ações preventivas entre a empresa e seus públicos de atuação;
  • Treinamento das principais fontes sobre o trato com os jornalistas em situações de crise, atendimento a jornalistas etc;
  • Elaboração e monitoramento  de clipping jornalístico (notícias publicadas na imprensa);
  • Treinamento sobre a melhor conduta para entrevistas etc.

Dica: Se estiver na Região Metropolitana de Belo Horizonte poderá contar com um de nossos parceiros, para saber mais envie uma mensagem por nosso atendimento online no canto inferior direito deste blog

Até breve

Nenhum comentário:

Postar um comentário