Assessoria de imprensa é
responsável por aproximar sua atividade aos veículos de comunicação gerando,
dentre outros, mídia espontânea.
Assessoria de Imprensa gera
informações de interesse público de seu assessorado, seja ele empresas,
artistas, dentre várias atividades, junto aos veículos de comunicação.
Diferentemente da publicidade ou
marketing, embora há uma grande sinergia entre estas áreas, assessoria de imprensa
possui características próprias onde é possível destacar, o que talvez mais
interesse as empresas que procuram um profissional desta área, é a geração de
mídia “espontânea”, não se paga ao veiculo de comunicação para publicar uma matéria
sobre a empresa. Por isso é muito importante que um profissional Assessor tenha
bom relacionamento com os veículos de comunicação.
Objetivos
Por meio do assessor de imprensa
haverá uma aproximação entre os meios de comunicação e a realidade dos
assessorados, suas notícias e principais informações de interesse público.
Criar situações para a cobertura
sobre as atividades do assessorado para manter uma boa opinião pública.
Consolidar, firmar ou contextualizar
as atividades do assessorado junto aos seus interessados.
Na prática
Teorias e metodologias a parte,
conhecimento que cabe ao profissional da área, para uma empresário ou
profissional que deseja passar maior credibilidade e aproximar de seu público
de interesse está é uma ferramenta de resultados exponenciais.
Afinal, você acredita que sua
marca ou atividade ficará mais viva na mente do seu público com uma propaganda
ou dentro de um contexto de interesse? Claro que cada ferramenta tem sua
aplicação e expectativa, mas de certo, assessoria de imprensa pode dar novo
patamar para seus negócios.
Empresa e imprensa têm interesses
em comum.
Por parte da empresa, o
relacionamento com os jornalistas tem como objetivo gerar matérias espontâneas
sobre a organização e, ao mesmo tempo, torná-la referência em sua área de
atuação. Para a imprensa, o relacionamento com a empresa tem o objetivo de gerar conteúdo jornalístico de
qualidade para os formadores de opinião.
Ferramentas mais usadas:
- Elaboração de releases e sugestões de pauta referente ao negócio da empresa (ações, projetos, serviços etc);
- Criação de relacionamento entre as principais fontes da empresa e a imprensa, por meio de várias ações estratégicas;
- Gerenciamento de crises com a criação de ações preventivas entre a empresa e seus públicos de atuação;
- Treinamento das principais fontes sobre o trato com os jornalistas em situações de crise, atendimento a jornalistas etc;
- Elaboração e monitoramento de clipping jornalístico (notícias publicadas na imprensa);
- Treinamento sobre a melhor conduta para entrevistas etc.
Dica: Se estiver na Região
Metropolitana de Belo Horizonte poderá contar com um de nossos parceiros, para
saber mais envie uma mensagem por nosso atendimento online no canto inferior
direito deste blog
Até breve
Nenhum comentário:
Postar um comentário