A utilização de
brindes e degustações pode ser estratégica se utilizadas corretamente ou apenas
uma despesa agregada na venda, tudo dependerá do comportamento da equipe de
vendas ou responsáveis por esta distribuição.
É mais que comprovado os resultados possíveis com ações de
vendas promocionais principalmente aquelas que “tangibilizam” um benefício para
o cliente, seja em amostras ou brindes correlacionados a venda original.
Para os profissionais de marketing, está ferramenta é
complementar a uma estratégia promocional cujo objetivo é muito maior que a
simples entrega do produto ao cliente, a intenção é reforçar a marca, gerar
valor, agregar benefícios, gerar degustação e experimentação.
A questão é como este benefício é entregue ao cliente.
Quando o vendedor é bem orientado e está integrado as estratégias e intenções
da empresa este Brinde pode ser peça fundamental para o fechamento de uma venda
ou para o encantamento do cliente.
Porém, na prática não é o que vemos. Os vendedores mal
treinados ou desinteirados dos objetivos da empresa, apenas distribuem os
brindes sem qualquer valorização de forma aleatória ou apenas seguindo um
padrão pré-determinado.
Neste caso o brinde perde seu valor estratégico, todo o
projeto é prejudicado transformando este benefício em apenas mais uma despesa
para empresa e aumentando o custo da venda.
O pior, que prejudica todo atendimento e identidade da
empresa é quando o brinde não é uma garantia e sim uma possibilidade. - Exemplo, quando comprei um armário de
cozinha o vendedor me garantiu que ganharia, no dia da entrega, um suporte para
micro-ondas. No dia da entrega o tal brinde não chegou, então voltei na loja e
questionei o vendedor que apenas me informou que a entrega estava condicionada
a disponibilidade de estoque. Mesmo quando questionei que ele havia me
garantido tal brinde não tive sucesso, consequentemente nunca mais comprei nada
desta empresa.
Dicas para os gestores:
- Antes de disponibilizar brindes, produtos de degustação ou outra ferramenta de marketing promocional para sua equipe, faça uma apresentação clara de qual é o objetivo desta campanha, o que se espera de resultado, como e quando utilizar.
- Coloque estes brindes como ferramenta de venda, treinando seus vendedores para utilizarem no momento correto e de forma que agregue valor.
- Deixe os critérios de distribuição de brindes claros e objetivos.
- Avalie o desempenho de vendas vcs a distribuição de brindes e derivados.
Dicas para os vendedores:
- Tenha certeza que está ciente de todas as informações necessárias sobre a utilização deste brinde.
- Sempre que possível valorize a entrega deste brinde como algo realmente especial.
- Deixe claro para seus clientes os critérios que estão lhe elegendo como candidato ao brinde.
- Informe, sempre que necessário, os critérios de entrega deste brinde e a disponibilidade do mesmo.
- Somente garanta a entrega de brindes que esteja na sua mão e possam se entregues diretamente ao cliente.
Existem vários outros formatos de distribuição de brindes e
degustações que embora operacionalmente específicos, estrategicamente seguem o
mesmo conceito: Se não gerar valor para o cliente torna-se apenas uma despesa.
Até Breve
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ResponderExcluirNão considero como despesa e sim como investimento,e com isso vc consegue familiarizar seu cliente fazendo assim seu produto ter autoridade e garantia.
ResponderExcluirMeu modelo de negócio presenteia meu futuro cliente com videos,e-books,dicas etc....Quando ele compra já sabe da qualidade, eu descobri um método infalivel de vendas deixo minha dica aqui abaixo fiquem a vontade:
ResponderExcluirhttps://negociosemdestaque.wordpress.com/