A utilização de redes sociais para relacionamento, leads e interação com clientes já é uma
realidade, porém ainda pouco ou mal utilizada pelas empresas, já há diversas
empresas que prestam este tipo de serviço. Agora a tendência é a utilização
para prospecção de novos clientes e “trocas de cartões”.
Redes sociais fazem parte do dia-a-dia de Milhões de
usuários espalhados pelo mundo, identificar neste universo prospects disposto a consumir seu produto ou serviço passou a ser
uma ferramenta indispensável para as empresas e empreendedores.
Existem muitas oportunidades e ofertas de serviços
disponíveis para toda capacidade de investimento, mas isso não é uma obrigação,
dedicando tempo já é possível atuar ativamente nas redes sociais e conquistar
bons clientes.
Também há diversas opções de comunidades sociais b2b, mas é necessário escolher
atentamente, tenha atenção a quantidade de empresas que participam destas
comunidades, seu perfil e todas as informações necessárias.
Minha intenção neste post
é dividir alguns aprendizados que tive ao utilizar as redes sociais para
prospecção de meus clientes, 90% deles viram desta prospecção e 10% foram de
indicação a custo zero de divulgação, dedicando apenas meu tempo.
Listo algumas sugestões e informações coletadas com diversas
pessoas que estão conquistando clientes nas redes sociais.
1 – Traçar o perfil do público alvo – Liste as
características do seu público alvo e antes de entrar em Grupos no LinkedIn ou
em comunidades de redes sociais estude os integrantes e veja se há uma
quantidade satisfatória de potenciais clientes.
2 – Identificar as motivações – Liste em seus produtos e
serviços os possíveis problemas cujo eles servem de solução, identifique as
motivações que levam a decisão de compra, isso auxiliará na formatação do script de atuação.
3 – Falar a língua do cliente – Seja entendido facilmente
falando a linguagem de seus prospects, quanto
mais dentro de sua realidade mais assertiva será sua comunicação.
4 – Viral vcs Pontual – É possível agir das duas formas,
aconselho pontual, pois a possibilidade de ter sua mensagem lida e respondida
aumentará muito.
5 – Comunicação clara e direta – Quanto mais clara e direta
for sua mensagem melhor será a qualidade dos retornos. É possível que envie a
mensagem para centenas de pessoas e apenas algumas dezenas respondem, várias
apenas se cadastram nas redes, mas não atuam, ou até mesmo, não há interesse
sobre seu serviço. Se for claro na comunicação terá a resposta de quem tem
algum nível de interesse por seu produto ou serviço, basta identificar o
motivador desta resposta.
6 – Produtos ou serviços menos genéricos – Esta vai para
todos, mas em especial para consultores. Oferte um produto ou serviço que tenha
maior capacidade de entrada e no desenvolver da conversa será possível
apresentar o restante da empresa. Quando a mensagem tem muitos produtos ou
serviços fica mais difícil para seu prospect
se identifique com sua empresa.
7 – Organize seus contatos – Tenha controle, seja em CRM,
ERP ou uma simples planilha de excel de todos os clientes que você enviou
mensagem e principalmente daqueles que lhe solicitou mais alguma informação ou
lhe deu uma resposta que abre a possibilidade de dar andamento na conversa. É
muito comum que a pessoa após apresentado seus serviço apresente para sócios ou
parceiros, em fim, que dependa da opnião de outras pessoas, ou ainda que leve
um tempo para tomar a decisão. É importante que após um determinado tempo
retorne o contato para verificar o status
da decisão, é necessário que permaneça em contato até que tenha uma das
duas únicas respostas que podemos considerar como definitivas: Sim (vou
contratar o seu serviço ou comprar o seu produto) ou Não (não será adquirido),
qualquer outra resposta ainda caberá argumentações ou agendamentos para futuros
contatos e por isso é necessário que tenha tudo muito bem registrado.
8 – Saiba o que falam de você – Existe ferramentas que
possibilitam acompanhar todas as situações da sua marca, produto ou serviço nas
redes sociais. Saber o que os outros estão falando de você é de extrema
necessidade pois pode apontar o caminho que sua empresa está seguindo.
Na internet o tamanho da empresa não é perceptível, é a
oportunidade de empresas de todos os portes serem avaliadas não por seus
investimentos, mas pela capacidade e competência.
Aproveito para convida-los a conhecer a Comunidade de
Empresas do Itau https://www.comunidadeempresas.com.br
já são mais de 15.000 inscritos.
Até Breve
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