quarta-feira, 18 de julho de 2012

Motivos que levam ao insucessos de uma proposta comercial

Mesmo seguindo à risca as normas de execução de uma proposta, como: pesquisar sobre o cliente e seus concorrentes, estabelecer uma estratégia, dividir o trabalho em fases, explicar cada uma delas, justificar cada ação; muitas vezes ela é recusada.
Infelizmente isso acontece muito, mas, primeiro, nós não podemos deixar que isso afete na qualidade das próximas propostas. Se uma proposta é recusada, foi um trabalho não remunerado. E isso naturalmente afeta o nosso rendimento em propostas futuras. .

É hora de analisar as possíveis razões pelas quais a proposta foi recusada. Voltar a analisar o perfil do cliente e avaliar se faltou estrutura, se a proposta não passou a credibilidade que o cliente precisava. Essas análises também são muito úteis, pois podem resultar em investimento em algumas áreas ou mudança do perfil do cliente.

É muito importante saber em quem investir. Uma proposta recusada pode ser o aviso de que o perfil do seu cliente e suas capacidades de trabalho não estão bem alinhadas. Isso não significa necessariamente, que faltou qualidade nos serviços que você propôs.

           Falta de clareza – O cliente não entendeu as informações que você quis passar.
           Falta de informação - Se o material que você passou não foi suficiente para suprir as necessidades do cliente.
           Falta de concisão - Temos que inserir todas as informações necessárias no texto, mas de uma forma que não o deixe cansativo. O uso de parágrafos longos e redundantes ou o excesso de palavras muito rebuscadas não são bem-vindos.
           Falta de um diferencial - Lembre-se que você tem concorrentes. Se você não tem nada que o difere dos outros, suas chances de conseguir captar clientes é menor. Apresentar um diferencial é um trunfo que pesa na decisão do cliente.
           Texto não-persuasivo - Uma boa proposta comercial não é só uma exposição de itens com suas descrições. Para convencer o cliente você precisa ser persuasivo e usar argumentos convincentes.
           Perfil do cliente - Em alguns casos as explicações estão claras, as informações são suficientes, mas o texto não foi escrito da forma correta, considerando o público-alvo, que é o cliente. Todos os argumentos devem ser construídos com base nas necessidades do cliente em questão.
           Falta de coerência - Você pode apresentar boas soluções mas, de alguma forma, o cliente julgou suas conclusões incoerentes. Para evitar este tipo de problema, você precisa explicar cada etapa do processo, fundamentar cada afirmação.
           Preço - O cliente pode ter considerado o seu preço alto, lembrando que a boa apresentação e descrição dos seus serviços pode atenuar este fator.

Até Breve

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